fichamento do sete saberes para a educacao fisica
Os sete saberes necessários à educação do futuro de Edgar Morin, tem como princípio abordar temas fundamentais para a educação atual, pois o texto introduz nova e criativa reflexão sobre a educação contemporânea, que por diversas vezes é ignorada ou deixada a margem de debates sobre a politica educacional.
“O conhecimento não é um espelho das coisas ou do mundo externo. Todas as percepções são, ao mesmo tempo, traduções e reconstruções cerebrais com base em estímulos ou sinais captados e codificados pelos sentidos” (p. 20).
O conhecimento é a capacidade real do homem sair do contexto da ignorância. Porém, de acordo com o texto de Morin esse mesmo conhecimento é construído através das interpretações e reconstruções cerebrais percebidas da realidade, comportando riscos de erro e ilusão danificando a mente humana. Assim, a educação deve mostrar que não existe conhecimento que não corra riscos, tendo em mente que o conhecimento não é de todo acabado, sempre sendo aberto a novos conhecimentos.
“As sociedades domesticam os indivíduos por meio de mitos e ideias, que, por sua vez, domesticam as sociedades e os indivíduos, mas os indivíduos poderiam, reciprocamente, domesticar as ideias, ao mesmo tempo em que poderiam controlar a sociedade que os controla” (p. 27).
O autor na sua concepção argumenta que os indivíduos precisam lutar para controlar a sociedade e não serem controlados por ela. Para isto acontecer, o homem precisa ter consciência de seus domínios e ideias percebendo a carência e o perigo de uma ideologia imposta. Portanto, a educação reflete ideologias da sociedade em que está inserida, mas, também é potencialmente capaz de transformá-las.
“O conhecimento do mundo como mundo é necessidade ao mesmo tempo intelectual e vital. É o problema universal de todo cidadão do novo milênio: É o problema