Fichamento do livro Gestão por competências e Gestão do conhecimento
Disciplina: Estudos Integrados I
Esse livro, nos mostra como fazer a inclusão do modelo de gestão moderno com o pós-moderno nas empresas, juntando o coletivo com o individual, o quantitativo com o qualitativo, o científico com o não científico e o econômico com o social. Foram apresentados nos quatro capítulos e deixado bem claro, que nos dias atuais o capital intelectual é muito importante nas empresas para seu desenvolvimento, e o RH das empresas devem trabalhar em prol disso, para se destacarem das outra. Coerente com o conceito variado de competências, sistêmicas, dinâmicas, cognitivas e holísticas, a empresa é apenas um instrumento a serviço das pessoas.
Carbone, Pedro Paulo et al. Gestão por Competência e Gestão do Conhecimento. Rio de Janeiro: FGV, 2009.
Capítulo 1:
Aspectos teóricos e práticos:
Conforme dito, o conhecimento é uma preocupação humana desde os tempos mais remotos. Na idade do Bronze, por volta do século XIV A.C., o tema já estava presente na mitologia da civilização celta, que habitava o território correspondente a Irlanda dos dias de hoje. Os celtas já haviam descrito os deuses da religião, da ciência, da profecia e da magia (Barros, 1996). E diferentemente das nossas práticas atuais, os celtas não separavam o “saber” do “agir”, isto é, o conhecimento e a ação eram vistos de forma integrada. (PAG. 19 E 20).
Torna-se elementos de uma cultura comum, os conhecimentos, os valores, as técnicas mentais são levados a praça pública, sujeitos a criticas e a controvérsia. Não são mais conservados, como garantia de poder, no recesso de tradições familiares; sua publicação motivará exegeses, interpretações diversas, oposições, debates apaixonados. Doravante, a discussão, a argumentação, a polemica torna-se as regras do jogo intelectual, assim como do jogo político. (...) A lei da polis, por oposição ao poder absoluto do