Fichamento do livro desenvolvimento como liberdade intro. e cap. 4
Ao logo do capítulo ele utiliza de exemplos, fala sobre liberdade de troca e transação e como esta é particularmente importante como parte das liberdades básicas, porém não se pode esquecer do papel social, dos custos sociais e da regulamentação pública e responsabilidades do Estado. Segundo o autor a privação da liberdade econômica remete diretamente a privação da liberdade social e o inverso também pode acontecer. Mais à frente Sem descreve cinco diferentes de liberdades e fala como elas são responsáveis por promover a capacidade geral de uma pessoa, ele ainda diz que para ter uma liberdade humana total você tem que adquirir cada uma dessas liberdades.
Em suas observações finais do capitulo introdutório Sen atenta para que as liberdades não são apenas o fim de um ciclo, mas também o principal meio para que este exista, além de reconhecer a importância avaliatória da liberdade, precisamos entender o fato comum que a vinculamos, uma com as outras.
No capitulo quatro Sen compara a liberdade com a justiça social a qual conceituou em capítulos anteriores, segundo Sen “a falta de renda pode ser uma razão primordial para a privação das capacidades de uma pessoa”, como prova ele enumera alguns argumentos que fortalecem sua tese de relação entre a pobreza e a privação de capacidades, através destes ele tenta entender quais as causas dessa pobreza e ao mesmo tempo retirar da cabeça do leitor essa ideia de que