fichamento do livro "crianças vítimas de abuso sexual"
NAÇÃO SANTA
Antonio Ricardo da Cruz Marques
:
Rio de Janeiro
2013
Antonio Ricardo da Cruz Marques
Fichamento: Crianças vítimas de abuso sexual
Produção Apresentada ao Programa de Psicanálise, do IENS– Instituto de Educação Superior e Capacitação
Profissional Nação Santa, como requisito parcial para obtenção do título de Psicanalísta.
.
Área de Concentração: Psicanálise
Professora:
ANDRÉA
BERNARDES MARQUES DOS
SANTOS.
Rio de Janeiro
2013
Capítulo 1. Dados Teóricos
Gabel, Marceline: Crianças vítimas de abuso sexual. Summus, SP, 1997.
Khadidjatou é uma jovem bambara da Costa do Marfim. de pele negra, bem desenvolvida, com bela aparência e movimentos ágeis. Há seis meses ela havia confessado à sua professora que mantinha relações sexuais contínuas com o cunhado, marido da irmã, na casa em que vivia na periferia de Paris. A professora, não sabendo o que fazer, relatou o fato ao serviço social, que, por sua vez, transmitiu-o ao juiz de menores. Passados três dias, o cunhado foi recolhido em prisão preventiva, acusado de corrupção de menores. A justiça, porém, dividida entre as leis francesas e os dados antropológicos do problema - dos quais pressentia a importância - adiou sucessivamente o julgamento. Faz mais ou menos dois anos que o cunhado de Khadidjatou está preso.
Todas as noites ela tem sonhos terríveis em que é acusada de ter destruído a família da irmã. Ela não Consegue mais pensar, não pode mais se concentrar em seus deveres escolares, está profundamente deprimida e começa a desenvolver idéias estranhas.
Fatoumata a irmã, fala muito maI francês e está muito impregnada de sua cultura de origem, Triste e completamente paralisada, recusa-se visceralmente a incluir-se em uma legislação que não tem nenhum sentido para ela, e que não leva em consideração a palavra dos anciãos. Opõe uma resistência passiva tanto a justiça quanto aos serviços sociais. Não