Fichamento do livro Cidadania no Brasil
Campus Avançado Governador Valadares
Curso: Direito
Disciplina: Língua Portuguesa
Docente: Sônia Maria Queiroz de Oliveira
Alunas: Rafaela Fernandes Affonso
Luiza Bosco
Data: 07/04/2015
Referência: Carvalho, J. M. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007
Introdução – Mapa da viagem “O esforço de reconstrução, melhor dito, de construção da democracia no Brasil ganhou ímpeto após o fim da ditadura militar em 1985.” (PAG. 7)
Neste trecho é possível concluir, através da análise do autor, que a democratização brasileira possibilitou a criação de um entusiasmo acerca da ideia de cidadania, pois havia a crença que a democratização das instituições traria o equilíbrio par as relações sociais. Entretanto, é visível que tal mudança não foi acompanhada por reformas nas estruturas centrais da sociedade.
“É importante, então, refletir sobre o problema da cidadania, sobre seu significado, sua evolução histórica e suas perspectivas.” (PÁG. 8)
O autor explicita, a partir deste trecho, que a cidadania é um fenômeno complexo já que interação histórica com o processo de formação de uma identidade nacional se deu através de transformações sociais, políticas e culturais mantidas no Brasil ao longo de sua formação como país.
“(...) a liberdade e a participação não levam automaticamente, ou rapidamente, à resolução de problemas sociais.” (PÁG. 9)
É possível compreender, a partir de análise do autor, que a cidadania abrange um conceito multifacetado em que multidimensional em que alguns conceitos podem estar presentes sem o outro. Posto isso, a plenitude da cidadania se daria a partir da presença de direitos civis, políticos e sociais. Através dessa análise, conclui-se que pode haver direitos civis sem direitos políticos, contudo, o contrário não se estabelece já que os direitos políticos como o voto podem existir, mas ficam esvaziados de conteúdo crítico e acabam por se