Fichamento do livro ancestrais uma introdução á historia da africa atlantica
PROF. JOSIVALDO PIRES DE OLIVEIRA
ALUNA: DAIANE
DATA: 19/07/2012
TURMA: 7º SEMESTRE
Hobsbawm, Eric J. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. 3ª ed.,Rio deJaneiro,Editora Forense-Universitária, 2011.
Os Resultados humanos da Revolução Industrial 1750- 1850.
O debate a respeito dos resultados humanos da Revolução Industrial ainda não se libertou inteiramente dessa atitude. Nossa tendência ainda hoje é perguntar: ela deixou as pessoas em melhor ou pior situação? E até que ponto? (p.70). [...] Ela transformou a vida dos homens a ponto de torná-las irreconhecíveis. Ou para sermos mais exatos, em suas fases iniciais ela destruiu seus antigos estilos de vida, deixando-os livres para descobrir ou criar outros novos, se soubessem ou pudessem. (p.70).
[...] Saber se a Revolução Industrial deu á maioria dos britânicos mais ou melhor alimentação, vestuário e habitação, em termos absolutos ou relativos, interessa, naturalmente, ao historiador. (p. 70).
Um efeito importante dessa continuidade – em parte reflexo do poder estabelecido da velha classe dominante em parte desejo deliberado de não exacerbar as tensões políticas entre os possuidores de riquezas ou influencia- foi que as novas classes ascendentes de empresários encontraram, a sua espera, um sistema de vida consagrado. (p.72).
Contudo, embora a Revolução Industrial haja transformando fundamentalmente suas vidas- ou as de seus pais-, transferido-os para outras cidades e trazendo novos problemas para eles e para o pais, não se pode dizer que suas vidas tenham sido desorganizadas. As máximas singelas da filosofia utilitária e da economia liberal, simplificadas ainda mais nos slogans de seus jornalistas e propagandistas, proporcionavam a essas pessoas a orientação de que necessitavam. (p.74).
Em terceiro lugar, na era industrial o trabalho passou a ser realizado cada vez mais no ambiente sem precedentes da grande cidade; e isso a despeito do fato de a mais antiquada das