Fichamento do Capitulo 1 do livro o saber cientifico
Laville, cristian; Diones, jean. A Construção do Saber: O nascimento do saber científico. Belo Horizonte – MG. UFMG; 1999.
INTRODUÇÃO
O livro tratara das operações mentais e praticas para facilitar a construção de um saber original ou novo. Pois, o saber são os seres humanos que constroem em sua mente.
Ele demonstra dois objetivos, primeiro é tornar o ser humano mais apto a aproveitar os frutos das pesquisas, dos saberes, conhecimentos, que são oferecidos ao homem de varias maneiras. Segundo, tornar o homem mais capazes e eficazes de construir os conhecimentos pessoais, e daí, conhecendo as premissas e os procedimentos que irão auxilia-lo.
O capitulo 1, trará o nascimento do saber cientifico, e vai mostrar o modo de como a necessidade de conhecer metodicamente impôs-se a humanidade, nas circunstancias e modalidades que levaram as ciências humanas a surgirem sob uma forma cientifica e conceituais.
OS SABERES ESPONTÂNEOS
Inicia-se com uma breve historia sobre a Pré-história do homem, como ele descobriu o fogo, mas com enfoque nas circunstancias e nas necessidades do saber que ele enfrentou. Como ele obteve o conhecimento de como ascender o fogo, como ele descobriu que o fogo é quente, quais métodos e conhecimentos ele utilizou para “fazer” o fogo.
Com o descobrimento do fogo, o homem Pré-histórico passou a estudar (testar) como fazer fogo, e daí surgiu um novo saber e esse saber passou e passa a ser reutilizado. O verdadeiro objetivo da pesquisa do saber é conhecer o funcionamento das coisas, para melhor controlá-las, e fazer previsões melhores a partir daí.
INTUIÇÃO
Os saberes espontâneos ou intuição é elaborado a partir de observações, ou seja, é a observação da repetição das coisas. Em nossa linguagem atual se chama senso comum, mas esse senso comum é a maioria das vezes enganador. Por isso não devemos confiar plenamente nesse senso comum, mas ele não deixa de produzir conhecimento sobre o nosso mundo.
TRADIÇÃO
A tradição é o principio de