Fichamento do artigo a criança diante da morte
a) Referência bibliográfica
-------------------------------------------------
TEIXEIRA, Célia Maria Ferreira da Silva. A criança diante da morte. Órgão de divulgação da Universidade Federal de Goiás - Ano VI, No. 2, dezembro de 2004. Disponível em: http://www.proec.ufg.br/revista-ufg/infancia/B_morte.html, Acesso em 12 de Abril, 2013.
b) Possibilidades de indexação
* TEIXEIRA, Célia. * Leitura: O paradigma sobre o despreparo da criança para enfrentar a idéia de morte em suas vidas. * Dificuldades de leitura: Discernir as representações da morte como um evento da existência sobre o olhar infantil.
c) Nota biográfica Dados biográficos do autor: Célia Teixeira é psicóloga. Doutora em Psicologia. Coordenadora do Serviço de Psicologia do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da Faculdade de Medicina/ UFG. d) Resumo informativo: No texto “A criança diante da morte” (2004), a psicóloga Célia Teixeira, mostra que a morte constitui, ainda, um tabu em nossa sociedade, a despeito de fazer parte do desenvolvimento do homem. Seu artigo aborda o tema tomando como referência o olhar da criança. Sabe-se que, contrariamente ao que se espera, aqueles que estão em volta de uma criança são pessoas que, por não conhecerem o psiquismo infantil, dificultam o entendimento e o próprio processo de luto frente à perda de pessoas ou animais queridos. Ou ainda, por não conseguirem admitir a idéia da morte em suas vidas, consideram a criança despreparada para tal enfrentamento.
e) Citações diretas
Pág. 8x | “O significado da morte vem sendo estudado, sofrendo influências históricas e culturais ao longo do tempo. Da mesma forma, os rituais a ela relacionados variam de acordo com a história de um povo e sua cultura. O homem tem procurado mecanismos que garantam afastar a morte de seu cotidiano, mediante cuidados com a saúde física, evitando ou se protegendo contra os riscos da morte antecipada, ao se expor à situação de muita