Fichamento de "uma discussão célebre"
Fichamento referente ao Capítulo 1: Uma Discussão Célebre
O livro intitulado " A teoria das formas de governo", tem início em uma discussão referida por Heródoto acontecida entre três persas: Otanes, Megabises e Dário, sobre qual seria a melhor forma de governo para adotar em seu país depois da morte de Cambises. As três formas de governo discutidas foram : o governo de muitos, o governo de poucos e o governo de um só.
O primeiro a se pronunciar sobre o referido problema foi Otanes, e sua proposta era a de entregar o poder ao povo persa, tendo-se assim a "isonomia". O argumento usado por ele consistia em afirmar que na monarquia o poder não há limites, fazendo com que qualquer monarca, por melhor índole que tivesse, sempre se corromperia , já que com o poder total em seu controle, não haveria homem que não se tornasse um tirano. Já na isonomia, todas as decisões estariam sujeitas ao voto popular, e , de acordo com Otanes, "se se eleva o poder ao povo, o grande número faz com que tudo seja possível."
Megabises foi o segundo a externar sua opinião: também concordou com a abolição da monarquia, mas, para ele, dar o poder ao público tampouco seria aconselhável, pois "a massa inepta e obtusa" não poderia governar justamente. Em seu ponto de vista, o poder deveria ser entregue a um grupo de homens escolhidos dentre os melhores, para que as melhores decisões pudessem ser tomadas.
Dário critica a oligarquia proposta por Megabises , já que segundo o seu ponto de vista, em uma oligarquia é muito mais fácil que nasçam conflitos entre os que governam. Defende que a monarquia se constitui como a melhor de todas as formas de governo, para ele, nada seria mais adequado do que "o melhor de todos os homens" governando o seu país. A isonomia aqui recebe críticas, onde Dário afirma que geraria muita corrupção, incluindo várias