Fichamento de texto "raízes de um pensamento autoritário: possibilidades metodológicas em um estudo de golbery de couto e silva”.
Na década de 1940começa a surgir uma produção ideológica que se desenvolve mesmo nas instituições de ensino superior, a Escola Superior de Guerra, Instituto de Estudos do Brasil, formaram a base para intelectuais do Brasil criassem projetos e teorias, e desenvolvessem pensamentos de esquerda ou direita.Essa ligação de intelectuais com algumas classes, não ocorre de forma tão direta assim, são realizados a partir de uma posição que o intelectual assume, e de acordo com suas idéias e a forma que desenvolve suas teorias.
Golbery dentre os intelectuais destacasse por tenta validar suas idéias da sua visão do mundo, como diz Mundim no texto:
“ ... Observar em Golbery esse esforço pela legitimação de uma determinada visão de mundo, mediante a ESG, denuncia a articulação ideológica das Forças Armadas, que na busca de autonomia produzem seu próprio sistema simbólico que tender a constituir –se em poder e influência política na forma autoritária” ( Mundim, pág; 02)
Golbery desenvolve a base de suas idéias nas Forças Armadas, influenciando por Góes Monteiro, o que a partir disso podemos entender também o seu objetivo em entender o pensamento autoritário dessas classes, e assim poder se resistir as armadilhas desse tipo de “reducionismo maniqueísta”, utilizando da critica para melhor entender as idéias em questão , mesmo de ordem autoritária.
Golbery caracteriza os fundamentos geopolíticos, históricos, e políticos e os relaciona de forma a criar um projeto nacional para um exercício ativo. A geopolítica começa a desenvolver-se no Brasil nos anos finais do século XIX, e início de XX, desenvolvia um papel