FICHAMENTO DE FTM-SS III
O serviço social no contexto da ditadura militar.1964 -1985. (P. 48 - 65) terceiro capitulo. Márcia Araújo Litaiff 1
“No primeiro momento da ditadura militar, o serviço social é bastante marcado em suas perspectivas e possibilidades de avanços críticos”. (p. 48)
Nesse momento o regime político vinculava-se a doutrina de segurança nacional e desenvolvimento totalmente ao pensamento católico, com tendência conservadora. É quando surgem as mudanças e os movimentos políticos (MEB, sindicalismo rural, experiências com o DC, etc.) buscando uma perspectiva de compromisso entre o serviço social e os interesses dos setores populares.
“É fundamental destacar que o padrão intervencionista do Estado brasileiro, gestado pós-30, se intensifica durante o modelo de desenvolvimento assumido na ditadura militar”. (p. 49)
O Estado é quem controla a relação capital-trabalho, os sindicatos passando a controlar também a economia.
“A ideologia da integração e do desenvolvimento, pautada pela repressão aberta d sociedade brasileira, com a instituição do AI-5, inaugura-se uma nova conjuntura, iniciando-se também um novo momento para o serviço social”. (p. 50)
Institucionaliza-se o método de controle a “cultura do medo” todo esse controle faz com que o PIB cresça rapidamente se tornando uma das principais marcas do capitalismo.
1-Acadêmica de serviço social- noturno- 4° período- matricula- 21354026
“Através da manipulação política, é apresentada a sociedade brasileira o fenômeno conhecido como “milagre econômico”. (p. 50)
O “milagre” acontece em 1968, quando o governo passa a liberar credito a população após anos de baixa capacidade produtiva.
“Essa política de integração social objetiva criar bases para o mercado de massa;