Fichamento de Estudo sobre Empreendedorismo Internacional
Empreendedorismo Internacional 1
REFERÊNCIA
LEITE, Yákara Vasconcelos Pereira; MORAES, Walter Fernando Araújo de. Facetas do Risco no Empreendedorismo Internacional. Revista de Administração Contemporânea. Disponível em: http://www.anpad.org.br/rac. Acessado em: 01/10/2014.
CREDENCIAMENTO DOS AUTORES
Yákara Vasconcelos Pereira Leite
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA
UFERSA, Avenida Francisco Mota, 572, Costa e Silva, 59625-900, Mossoró, RN, Brasil.
Walter Fernando Araújo de Moraes
Universidade Federal de Pernambuco – PROPAD/UFPE
UFPE, Av. Prof. Moraes Rego, 1235, Cidade Universitária, 50670901, Recife, PE, Brasil.
RESUMO
Este artigo tem o objetivo de analisar as facetas do risco enfrentado pelo empreendedor no processo de internacionalização. A abordagem de empreendedorismo internacional compôs a sustentação teórica da pesquisa. Um estudo de múltiplos casos qualitativo-longitudinais foi desenvolvido na Agrícola Famosa – CE, Agro Melão – RN (pseudônimo), Special Fruit – BA e Ara Agrícola – PE. Trinta gestores e consultores participaram das entrevistas. A análise dos dados contou com o apoio da teoria adaptativa e da análise de conteúdo. Duas facetas do risco emergiram dos dados, a saber: comercial e negociação; e produção agrícola. O câmbio se apresenta como o desafio mais arriscado de comercial e negociação, enquanto que as condições climáticas caracterizam a produção agrícola que influenciam o processo de internacionalização. Portanto, a dimensão comercial e negociação decorrem da internacionalização e da atividade do segmento econômico, enquanto que a produção agrícola possui idiossincrasias do agronegócio.
PALAVRAS-CHAVES
Empreendedorismo internacional; atitude em face ao risco; internacionalização.
INTRODUÇÃO A internacionalização de empresas é um fenômeno também presente nos países em desenvolvimento. Diante da sua importância, passou a ser uma