FICHAMENTO DE CONTEUDO
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA.
ANTÔNIO MARCOS LIRA BENEDITO
FICHAMENTO DE CONTEUDO
ARATUBA-CE
- 2015 -
DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL E AFETIVO NA CONSTRUÇÃO DA PERSONALIDADE
Para compreender como acontece o desenvolvimento emocional e afetivo na construção da personalidade, analisaremos o conceito desses termos:
A personalidade é o conjunto de características psicológicas e consistentes que determinam a individualidade pessoal e social de cada pessoa, ou seja, é um conjunto único e específico de características psicológicas (padrão de pensamentos, sentimentos, comportamentos...) de uma pessoa com alguma estabilidade ao longo do tempo.
A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo. Faz-se presente em sentimentos, desejos, interesses, tendências, valores e emoções, ou seja, em todos os campos da vida.
As emoções são estados internos primitivos do existir do indivíduo, tanto que aparecem quase logo após nascimento de forma brusca e repentina, como é o caso da alegria e da tristeza – O bebé chora diante de necessidades como fome e sono. Assim, as emoções são normalmente acompanhadas por um comportamento físico, sorrir (alegria), chorar (tristeza). O rosto, por sua vez, é um meio preferencial de comunicação, capaz de demonstrar as emoções. Normalmente, as expressões faciais podem traduzir praticamente todas as reações ou emoções humanas
Concluímos então que a personalidade determina o significado que atribuímos às nossas experiências, à nossa existência, ao mundo e a nós próprios, tornando-nos pessoas singulares, através das emoções a afetividade.
COMO ACONTECE O DESENVOLVIMENTO DA PERSONALIDADE
Segundo FREUD o desenvolvimento da personalidade concentra-se na maneira como