Fichamento de comédia grega: Lisístrata
697 palavras
3 páginas
ISABELA CÂMARA FIKARISRA: 82804
FICHAMENTO:
COMÉDIA GREGA
Trabalho apresentado a Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Formas Teatrais I (disc. 6488), cursada no primeiro semestre de 2013, sob orientação do Professor Me. Wagner Rosa.
Maringá
2013
LISÍSTRATA
Autor – Aristófanes.
Tradução – Ariadne Da Silva Duarte.
Referências Bibliográficas - Disponível em: Acesso em 10 de abril de 2013. Disponível em: Acesso em 10 de abril de 2013. Disponível em: Acesso em 10 de abril de 2013.
Notícias sobre o autor – Nasceu em 448 a.C., em Atenas, e faleceu em 380 a.C.. Só passou a assinar suas obras com seu nome depois de ficar famoso. Antes disso, usava um pseudônimo. Era ligado ao partido democrático e lutava contra os demagogos Cléon e Hipérbolo, que dominavam a cidade na época. Escreveu 40 peças, mas somente 11 chegaram até nós. Agressivo, suas especialidades eram sátiras políticas e sociais. Por vezes, usava uma linguagem obscena e enredos descuidados. Defendia a paz e chamava a atenção da população para os abusos urbanos.
Características gerais da obra – Das comédias de Aristófanes, “Lisístrata” é a mais antiga e licenciosa. O comediógrafo foi inspirado por um sentimento muito nobre de humanidade e patriotismo ao escrever a obra, uma vez que, quando o fez, a guerra estava, de fato, ocorrendo e ele quis retratar a dor das mães e esposas que ficavam esperando pelos homens voltarem. Sua tentativa de fazer com que a guerra cessasse fracassou e a Grécia se autodestruiu. O curioso é que “Lisístrata”, em grego, significa “a que separa exércitos”. Época da ação – Aproximadamente 411 a.C..
Local da ação – Atenas.
Divisão – Prólogo, párodo, episódios, estásimos e êxodo.