Fichamento Com Dia Grega A GREVE DO SEXO
FICHAMENTO:
GREVE DO SEXO
Trabalho apresentado a Licenciatura em Artes Cênicas da Universidade Estadual de Maringá como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Formas Teatrais I (disc. 6488), cursada no primeiro semestre de 2013, sob orientação do Professor Me. Wagner Rosa.
Maringá
2014
GREVE DO SEXO
Autor – Aristófanes
Tradução – Antônio Medina Rodrigues
Referências Bibliográficas – Comédia Grega - Greve do sexo (P.49-134). Adaptação de Anna Flora – Editora 34
Notícias sobre o autor – Aristófanes nasceu em Atenas, Grécia, por volta de 455 a.C. Escreveu 44 comédias, porém, apenas 11 se destacaram e chegaram até os tempos atuais as quais não hesitam em ridicularizar os impostores. O mesmo acreditava que as comédias possuíam o dever de divertir, instruir e despertar o sentimento ético.
Características gerais da obra – Tal obra é considerada a mais maliciosa entre as comédias do autor. Apesar do mesmo unir amor e erotismo, há um fundo ético, pois as personagens não aderem a greve do sexo apenas por benefícios pessoais, mas sim para uma paz coletiva. Época da ação – Século V a.C.
Local da ação – Atenas, Grécia.
Divisão – Não há divisões.
Personagens – Lisístrata, Cleonice, Mirrina, Lampito, moça de Corinto, moça da Beócia, quatro velhos, quatro mulheres, comissário ateniense, quatro soldados, dez mulheres armadas, três mulheres fugitivas, duas mulheres da acrópole, Cinésias, escravo de Cinésias, filho de Cinésias, embaixador espartano, ministro ateniense, homens da comissão de Esparta, homens da comissão de Atenas, Conciliação.
Sinopse – Nessa peça, as mulheres gregas encontram-se cansadas de terem seus maridos longe de casa devido a guerra. A ateniense Lisístrata convocou então, uma reunião com mulheres de diversos lugares da Grécia para que juntas, possam acabar com a situação de maneira original e infalível: Fazendo uma greve do sexo. Após inúmeras situações, os homens cedem e