Fichamento de Citações - Roteiro para Construir no Nordeste
HOLANDO, Armando de. Roteiro para construir no Nordeste. Série Estudos Urbanológicos - Publicação nº 7 do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano da Faculdade de Arquitetura UFPE - 1976
“Este roteiro resultou de algumas observações feitas, durante os últimos oito anos de atuação no Nordeste.” (pg. 9)“Após a ruptura da tradição luso-brasileira de construir, [...] que trouxe prejuízos ao edifício, enquanto instrumento de amenização dos trópicos, [...] não foi desenvolvido, até hoje, um conjunto de técnicas que permitam projetar e construir tendo em vista tal desempenho da edificação”. (pg. 9)
Criar uma sombra (pg.10 – 13) Primeiro capítulo.
“Comecemos por uma ampla sombra, por um abrigo protetor do sol e das chuvas tropicais” (pg.11)“Para que a brisa circule é necessário, além da desobstrução do espaço interno, que as aberturas de exaustão sejam [...] pelo menos iguais, às de admissão.” (pg. 11)“A coberturas podem ser ventiladas pela disposição de seus elementos [...] ou por aberturas protegidas.” (pg.13)“Os pés-direitos baixos, ao reduzir o volume de ar dos ambientes, prejudicam sua eficiência como isolante térmico.” (pg.13)
Recuar as paredes (pg.14 - 17) Segundo capítulo.
“Lancemos as paredes sob esta sombra, recuadas, protegidas do sol e do calor, das chuvas e da umidade, criando agradáveis áreas externas de viver.” (pg. 15)“Áreas sombreadas e abertas desempenham a função de filtros [...] da luz, suavizando suas asperezas e tornando-a repousante, antes de atingir os ambientes internos.” (pg. 15)“Evitemos essas arquitetura de volumes puros e isolados e exploremos a longa projeção, a fachada sombreada e aberta, de forma a surgirem lugares abrigados [...].” (pg. 15)
Vazar os muros (pg. 18 - 21) Terceiro capítulo.
“Combinemos as paredes compactas com os panos vazados, para que filtrem a luz e deixem a brisa penetrar.” (pg. 19)“Tiremos partido das imensas possibilidades construtivas e