Fichamento de Citação: O Que É História da Ciência
Caminhos Primeiros: Uma Imagem no Espelho da Própria Ciência.
ALFONSO GOLDFARB, AM, O Que É História da Ciência. São Paulo, 2004. (Coleção Primeiros Passos, 286p.)
“Foi no mundo europeu, cercado por todos os lados, onde começou a fermentar as sementes da Ciência Moderna. Ninguém conseguiu até hoje provar com certeza se essas sementes da Ciência foram o que ajudou os europeus a arrebentarem seus muros e se expandirem por todo o planeta.” (p. 15)
“A perspectiva, entre outras, foi uma invenção deles: uma técnica para representar a profundidade de uma cena ou um objeto pontado num único plano. No fim, a perspectiva acabou sendo muito mais do que uma simples técnica de pintura. Ela foi educando as pessoas a olharem para as coisas de uma forma diferente. E, assim, hoje você olha para uma foto e enxerga automaticamente os vários planos em que as coisas foram retratadas com a maior naturalidade do mundo.” (p. 19)
“É fácil perceber por que aqueles que retomaram o caminho iniciado pelos clássicos foram chamados de antigos e os que buscavam novos conhecimentos para a ciência, modernos. Porém, às vezes, os modernos não eram tão modernos assim nem os antigos eram tão antigos, mas se misturavam.” (p. 20)
“No século XVI, essa espécie de ciência feita de ciências nos oferece amostras que vão do caminho extremamente mais antigo (ligado a dois mil anos de tradição médica e filosófica) até o radicalmente mais moderno (que dizia não precisar dessa tradição para coisa alguma.” (p. 21) “No século XVI, quando uma enorme quantidade das obras clássicas haviam sido traduzidas e seus estudos fazia parte do currículo das escolas de medicina. Grandes trabalhos em anatomia foram feitos nesse século, usando a dissecação de cadáveres, mas seguindo ideias da medicina clássica para se justificar.” (p. 25)
“A história dessa ciência, sempre que contada ou mencionada por eles, justificaria suas novas ideais. As novidades por eles