sistema organicos e inorganicos
Compostos orgânicos são aqueles que envolvem os carbonos. São substâncias produzidas e que formam os seres vivos.
Exemplo: ácido úrico, carboidratos, lipídeos, proteínas.
Compostos orgânicos são aqueles que envolvem os carbonos. São substâncias produzidas e que formam os seres vivos.
Exemplo: ácido úrico, composto orgânico com radical carboxila (COOH-)
Compostos inorgânicos são aqueles que são encontrados na natureza, não produzidos pelos seres vivos.
Exemplo: água e gás carbônico (pode ser um composto com carbono, mas é encontrado na atmosfera e faz parte dos óxidos ácidos).
Compostos orgânicos são moléculas que, na natureza, são sintetizadas pelos seres vivos. A etimologia da palavra "orgânico" significa que procede de "organos", relacionada com a vida, em oposição ao inorgânico que teria o significado de tudo que carece de vida.
Sempre conterão carbono e hidrogênio e podem ou não conter alguns outros elementos como oxigênio, nitrogênio, enxofre, entre outros. O homem produz, artificialmente, compostos orgânicos como plásticos, por exemplo.
A linha que divide as moléculas orgânicas das inorgânicas tem originado polêmicas e historicamente tem sido arbitrária, porém, geralmente os compostos orgânicos apresentam carbono ligado a hidrogênio, e os compostos inorgânicos não. Deste modo, o ácido carbônico é inorgânico, entretanto, o ácido fórmico, o primeiro ácido carboxílico, é orgânico. O anidrido carbônico e o monóxido de carbono são compostos inorgânicos. Portanto, todas as moléculas orgânicas contêm carbono, porém nem todas as moléculas que tem carbono, são moléculas orgânicas.
O Potencial Hidrogênio PH. E essencial no equilíbrio fisiológico do ser humano ele atua na nossa musculatura o que proporciona energia para qualquer atividade