Fichamento de apreciação
I – O Positivismo como fundamento da Geografia Tradicional
O Positivismo se distingue pela maneira de visão do mundo. A relação do homem com as coisas em geral. Busca uma interpretação, uma compreensão da experiência mediante o fundamento da razão. A idéia central do pensamento Positivista é a existência de um único processo de explicação comum, para todas as ciências. Com isso, mostra que o Positivismo não admitiu a diferença de qualidade entre o domínio das ciências humanas e o das ciências naturais. “A geografia é uma ciência de contato entre o domínio da natureza e o da humanidade”. Através dessa citação podemos entender que a Geografia é uma disciplina que busca entender, o envolvimento, ou seja, o relacionamento entre o homem e a natureza. Para o Positivismo, a Geografia tem o cargo de reunir o conhecimento empírico e descritivo.
II – Origens e pressupostos da Geografia
A Geografia abrange temas bem variados. Nesse contexto podemos dizer que um dos primeiros pressupostos diz respeito ao conhecimento efetivo da extensão real do planeta. Mostra que na Geografia, surge o aparecimento das técnicas cartográficas. Diante disso pode-se concluir que o conhecimento geográfico é muito remoto. Pode-se dizer que o conhecimento geográfico estava sendo deixado um pouco de lado; pois argumentos que hoje estão dentro da geografia, tempos atrás eram usados em outro tipo de ciência.
III – A sistematização da Geografia: Humboldt e Ritter
A sistematização da Geografia se deu através do impulso que partiu do atendimento aos desafios que a burguesia como classe dominante, encontrou na sua luta pela exploração dos recursos e dos homens na superfície da Terra. Humboldt e Ritter foram os primeiros a dá suas colocações, sobre a Geografia Sistematizada. -Humboldt falava que a “Geografia é a parte terrestre dos cosmos”. Ele concebia a Geografia