Algoritmo e Lógica de Programação
O presente trabalho é sobre os tipos de processamento do fluxo das acções que podem ser três e sobre as linguagens, mais concretamente a linguagem natural, de máquina e assembler. É objectivo deste trabalho saber como representar e utilizar os diferentes tipos de processamento e conhecer as linguagens de programação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas vídeo aulas e apostilas.
2 Tipos de processamento
Um fluxograma permite três ordens processamento ou execução:
1. Sequencial, quando as atividades são executadas uma após a outra;
2. Condicional, que ocorre quando uma via de processamento é escolhida em um ponto de bifurcação, de forma que cada via conduza um processamento distinto;
3. Repetitivo, em que a execução ocorre em ciclos de processamento até atingir uma condição de finalização.
2.1 Processamento Sequencial
Em um fluxograma do tipo sequencial, é processado um conjunto de acções ou instruções em série, não havendo qualquer possibilidade de alterar a ordem de processamento das acções sendo que após processar a 1ª instrução, processa-se a 2ª, e assim sucessivamente.
2.2 Processamento condicional
O processamento condicional consiste na realização de uma instrução com dependendo de uma condição. É utilizado o símbolo de decisão para escolher o caminho de processamento a ser seguido e esta mesma decisão por ter uma, duas ou várias saídas.
2.2.1 Condição com uma saída (1 via)
Nas condições com uma saída, a instrução somente será processada caso a expressão lógica avaliada for verdadeira, se a expressão lógica for falsa, nenhuma acção é processada.
F V
2.2.2 Condição com duas saídas (2 vias)
O fluxo de processamento segue por uma das duas vias definidas pelo símbolo de decisão, dependendo do valor lógico, verdadeiro (V) ou falso (F), da expressão avaliada no início da estrutura.
F V
2.2.3 Condição com várias saídas (N vias)
Neste