Fichamento De Anatomia
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ADAILSA DA SILVA LIMA
Por um Fio
Paripiranga-BA
Setembro 2014
Referencias:
VARELLA, Drauzio. Por um Fio. Ed. Companhia das Letras, São Paulo. Brasil, 2004.
Credenciais do autor:
Drauzio Varella, nasceu em São Paulo, em 1943.formado em medicina pela USP, trabalhou por vinte anos no hospital do câncer. Foi voluntario na Casa de Detenção de São Paulo (Carandiru) por treze anos e hoje atende na Penitenciaria Feminina da Capital.
Resumo:
Este livro relata sobre o impacto da perspectiva da morte no comportamento de pacientes e seus familiares. Drauzio Varella conta também sobre sua especialização em oncologia, onde naquela época o câncer era visto com tanto horror que nem sequer pronunciava-se o nome, dizia-se “aquela doença”, e bem diante disso convivi cotidianamente com doentes graves.
Capítulos:1 a 3 Primeiros passos, A outra fisionomia, O filho da costureira.
“Fiquem abismado com a pronta iniciativa do cirurgião; imaginei quantos anos passaram até chegar o dia em que mim considerasse preparado para tomar uma atitude como aquela.” (p. 9)
“Raros os plantões em que não perdíamos duas ou três crianças; ás vezes morriam cinco ou seis.” (p. 11)
“A chegada da morte nem sempre o significado de desgraça.” (p. 14)
Parecer:
Nesses capítulos o autor vem nos mostrando que a morte já não o assusta, devido com a convivência em situações em que se encontra os pacientes.
Capítulos 4 a 5: “Segunda sem lei”, Palavras.
“Um corpo sem vida tem o dom de atrair a curiosidade humana.” (p.16)
“De tanto ser enganado pelas palavras, aprendi a dar importância às expressões e aos gestos dos doentes e das pessoas que o cercam.” (p. 21)
Parecer:
O autor nos relata aqui, o quanto foi difícil encarar um cadáver que foi morto por crueldade humana, do que se deparar com morte natural ocorrida devido à doenças.
Capítulos 6 a 12: Mrs. Parceli, Seu Nino, O sofrimento