Fichamento Cultura Um conceito antropol gico

1649 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Discente: Nelcino Aquino
Docente: Fábio Nogueira
Curso: Letras Vernáculas

DA NATUREZA DA CULTURA OU DA NATUREZA À CULTURA

-Este volume trata da discussão de um dilema: a conciliação da unidade biológica e a grande diversidade cultural da espécie humana.

-Ao considerar os costumes dos lícios diferentes de "todas as outras nações do mundo", Heródoto estava tomando como referência a sua própria sociedade patrilineal,3 agindo de uma maneira etnocêntrica.

-Montaigne (1533-1572) procurou não se espantar em demasia com os costumes dos Tupinambá, de quem teve notícias e chegou mesmo a ter contato com três deles em Ruão, afirmando não ver nada de bárbaro ou selvagem no que diziam a respeito deles, porque na verdade, cada qual considera bárbaro o que não se pratica em sua terra.

-Imbuído de um pioneiro sentido de relativismo cultural, Montaigne assim comentou a antropofagia dos Tupinambá:
Não me parece excessivo julgar bárbaros tais atos de crueldade, mas que o fato de condenar tais defeitos não nos leve à cegueira acerca dos nossos. Estimo que é mais bárbaro comer um homem vivo do que o comer depois de morto; e é pior esquartejar um homem entre suplícios e tormentos e o queimar aos poucos, ou entregá-lo a cães e porcos, a pretexto de devoção e fé, como não somente o lemos mas vimos ocorrer entre vizinhos nossos conterrâneos.

-Desde a Antigüidade, foram comuns as tentativas de explicar as diferenças de comportamento entre os homens, a partir das variações dos ambientes físicos. DETERMINISMO GEOGRÁFICO

1. O DETERMINISMO BIOLÓGICO

- Os antropólogos estão totalmente convencidos de que as diferenças genéticas não são determinantes das diferenças culturais.

- A espécie humana se diferencia anatômica e fisiologica-mente através do dimorfismo sexual, mas é falso que as diferenças de comportamento existentes entre pessoas de sexos diferentes sejam determinadas biologicamente.

-comportamento dos indivíduos depende de um aprendizado, de uni

Relacionados

  • Fichamento do texto Cultura um conceito antropol gico
    472 palavras | 2 páginas
  • Fichamento Do Texto CULTURA UM CONCEITO ANTROPOL GICO DE ROQUE DE BARROS LARAIA
    891 palavras | 4 páginas