Revolução Puritana
Revolução Puritana (16401660)
Revolução Gloriosa (1688) 1 Transformações nas classes sociais britânicas nobreza tradicional mais próxima à velha ordem feudal
burguesia em crescimento 2 Novos agricultores começam a adquirir terras para a produção voltada para o mercado esses empreendedores rurais no século XVII formam um novo segmento social: a gentry , cujos membros eram os gentleman.
Assimilados à pequena nobreza, entretanto, tinham uma mentalidade empresarial mais identificada com a burguesia urbana. ao lado da gentry surge também uma nova classe de camponeses que tinham algum recurso para organizar a produção voltada para o mercado: os yeomen . contudo, a maior parte dos trabalhadores do campo foram prejudicados com as transformações na agricultura e o desenvolvimento comercial, resultando em empobrecimento e miséria. A expulsão destes camponeses se deu em virtude da política dos cercamentos
(enclosures), sobretudo devido ao aumento dos pastos para a criação de ovelhas. 3 A questão religiosa na Inglaterra: Anglicanismo, presbiterianismo, puritanismo 4 A luta entre o rei e o Parlamento até Elizabeth I havia certa harmonia entre o Estado e a burguesia.
Jaime I (16031625) (dinastia Stuart): divergências com a burguesia (essa já se encontrava bastante fortalecida)
o problema da inflação (fruto da prata vinda da América) afeta aqueles que vivam de renda fixa (tal como os reis, bispos e nobres) que mesmo com a crise não abandonaram o luxo e a ostentação. Enquanto isso a burguesia fazia fortuna.
atuação da burguesia na Câmara dos Comuns.
Carlos I (16251649): os vários embates entre Carlos I e o Parlamento (desde 1628, quando o Parlamento insiste na assinatura da Petição de Direitos (Bill of Rights)