Fichamento Conforto
Olgyay, Victor; Arquitectura y Clima; El Clima Como Factor Modificante; Manual de Diseño Bioclimático Para Arquitectos; Editora Gustavo Gili S.A; Barcelona, Spain, 2006
Palavras:
Clima, conforto, casa, variantes, reduzir. Resumo:
O clima tem grandes efeitos nas obras que o homem cria, mas seu impacto depende da sua rigorosidade. Observar construções primitivas e como eles buscavam o conforto traz ao homem uma experiência imprencindível para novas construções. À partir disso busca materiais que melhor se adaptem à sua localização e seu microclima. O homem tem que achar soluções para sobreviver da melhor forma, utilizando materiais e tecnologia.
Apesar disso temos tendência a ignorar o clima o que nos deixa com projetos mais defeituosos. Conhecer as caracteristicas do local é sempre importante levando em conta as variantes do clima como a temperatura, umidade, vento, chuva, radiação e luz. E com eles seus determinantes como temperatura quente e seco usar materiais que retenham calor como o barro e pedra, plantas e jardim podem ajudar no microclima. Seguir tais condicionantes ajuda para que o corpo humano tenha a sensação de conforto nos ambientes, por isso é comum em locais de clima próximo o uso dos mesmo materiais e técnicas de construção.
O uso dos conhecimentos em conforto ambiental só agregam à edificação, já que a utilização de eletrodomésticos, ou ventilação e iluminação forçada não serão aspectos tão fundamentais.
Citações:
“ Em condicionantes difícieis, nos mostram um conhecimento detalhado das formas, dos materiais e do microclima da área.” (pág 114)
“ O clima, pelo que afeta o conforto humano, é o resultado da temperatura do ar, da radiação – incluindo a luz-, o movimento do ar e as chuvas. Para obter conforto, tem que manejar esses fatores de modo que se estabeleça uma espécie de equilíbrio entre os estímulos ambientais, de maneira que o corpo não perca e nem tenha calor em excesso não está sujeito à pressão excessiva por conta