fichamento carlos lemos
Curso- História
Disciplina- Educação Patrimonial
Professora– Marli de Oliveira Costa
Acadêmico/a- Caroline Alves Pereira
Elaine Rodrigues
Data- 22/04/14
Fichamento de leitura
LEMOS, Carlos A. C. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1981.
O livro tem como objetivo mostrar que patrimônios históricos não são feitos somente de cidades e monumentos, fotografias e até mesmo livros que determinam costumes de algum período são parte de um acervo, mostra ainda que eles devem ser preservados para não perder sua memória.
Foi o nosso mestre ocasional Hugues de Varine-Boham que nos fez encarar a problemática do Patrimônio Cultural de modo bastante abrangente, graças às suas definições emanadas de observações oportuníssimas do homem de grande erudição aliada à necessária praticidade ao enfrentar os problemas de seu mister de assessor internacional da UNESCO nos lugares mais diversificados, especialmente os do Terceiro Mundo. (LEMOS, 1981, p. 8)
“Sugere o professor francês que o Patrimônio Cultural seja dividido em três grandes categorias de elementos. Primeiramente, arrola os elementos pertencentes à natureza, ao meio ambiente”. (LEMOS, 1981, p. 8)
“O segundo grupo de elementos refere-se ao conhecimento, ás técnicas, ao saber e ao saber fazer. São elementos não tangíveis do Patrimônio Histórico” (LEMOS, 1981, p. 9)
“O terceiro grupo de elementos é o mais importante de todos porque reúne os chamados bens culturais que englobam toda sorte de coisas, objetos, artefatos e construções obtidas a partir do meio ambiente e do saber.”LEMOS, 1981, p. 10)
“Numa primeira reflexão, já podemos verificar que sempre devemos prestar atenção às relações necessárias que existem entre o meio ambiente, o saber e o artefato; entre o artefato e o homem; entre o homem e a natureza” (LEMOS, 1981, p. 11)
“Podemos encarar os artefatos segunda a sua utilidade imediata ou segundo a sua durabilidade ou persistência. E já também podemos ver que