Fichamento capitulo 2 paul claval

326 palavras 2 páginas
Autor:
Paul Claval
Título da obra:
História da Geografia – Capítulo II
Objetivo(s) do texto:
Apresentar o desenvolvimento da Geografia no fim do século XVIII

Conceitos utilizados:

Resumo:

O autor inicia o texto, afirmando que os trabalhos realizados pela geografia no século XIX, são a continuidade dos trabalhos do século anterior. Claval, afirma que a geografia modifica-se, a partir do momento, em que se preocupa em tornar visível a diversidade das paisagens.
Considera que essa geografia tem “limites surpreendentes”, pois ignora o trabalho dos economistas que relacionam a distância em função dos grupos humanos e a localização das atividades. Segundo o autor, pelo fato de se considerarem naturalistas e enfatizarem a relação homem-meio, que os geógrafos recusam-se à se posicionarem em relação às oportunidades trazidas pelas novas abordagens.
Identificar a diversidade das formas vivas era a nova tarefa da geografia, dada pelo evolucionismo darwinista. Não havia mais espaço para as justificativas anteriores numa época a ciência conduz a linha de frente da lógica filosófica. Nas palavras do autor “O darwinismo apela ao desenvolvimento de uma ciência das relações dos seres vivos com o ambiente.”, tarefa desempenha pela geografia, porém sobre uma nova visão, graças ao darwinismo.
O autor finaliza o texto, considerando que a geografia havia ultrapassado uma etapa de sua evolução. Sua institucionalização e a atenção que lhe é dada, vem do desenvolvimento do comércio, a formação dos impérios coloniais e o crescimento dos nacionalismos. A cartografia regular é o método de apoio dos estudos e por conta de sua renovação, a geografia enriquece-se de noções originadas nas ciências naturais, econômicas e sociais. Em sua última consideração, o autor afirma que esse fatores, geram contradições que viriam a afastar a geografia do “programa” que ela havia adotado.

Dúvidas:

Relacionados

  • 26171422
    1405 palavras | 6 páginas
  • fichamento a urbanização brasileira de milton santos
    42287 palavras | 170 páginas