Fichamento campo cientifico
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: _____. Pierre Bourdieu: Sociologia. (Org. Renato Ortiz). São Paulo: Ática, 1983, p. 122-155. O autor situa a ciência como produto do meio social, envolvendo relações de interesse e poder que impossibilitam sua total pureza e neutralidade. Isso implica no reconhecimento de que o campo científico não é um espaço de “concorrência perfeita” das idéias, e também em notar que o campo científico cria uma forma muito específica de interesse.
O Campo Científico
O universo da ciência é um campo social como outro qualquer, com suas relações de força e monopólios, suas lutas e estratégias, seus interesses e lucro. Postulado da sociologia da Ciência: verdade do produto reside numa espécie particular de condições sociais de produção.(p. 122)
A luta pelo monopólio da competência científica
Campo científico - sistema de relações objetivas entre posições adquiridas em lutas anteriores – é o espaço de mais uma luta concorrencial pelo monopólio da autoridade científica. Autoridade científica é definida como capacidade técnica e poder social de falar e de agir legitimamente. (p. 122)
(…) o funcionamento do campo científico produz e supõe uma forma específica de interesse, (as práticas científicas não aparecendo como "desinteressadas" senão quando referidas a interesses diferentes, produzidos e exigidos por outros campos). (p. 123)
Assim, os julgamentos sobre a capacidade científica de um estudante ou de um pesquisador estão sempre contaminados, no transcurso de sua carreira, pelo conhecimento da posição que ele ocupa nas hierarquias instituídas. (p. 124) Pelo fato de que todas as práticas estão orientadas para a aquisição de autoridade científica (prestígio, reconhecimento, celebridade etc.), o que chamamos comumente de "interesse" por uma atividade científica (uma disciplina, um setor dessa disciplina, um método etc.) tem sempre uma dupla face. O mesmo acontece com as estratégias que tendem a assegurar a