fichamento aroeira
Curso: Tec. em Gastronomia
Disciplina: Introdução a Metodologia da Pesquisa
Professor: Marcelo Resende
Aluno: Heleno Turrini L. Brandão
GOMES, Laura Jane; SILVA-MANN, Renata; DE MATTOS, Patrícia Póvoa; RABBANI, Allívea Rouse Carregosa. Pensando a Biodiversidade: Aroeira. Editora da UFS. São Cristovão – SE. 2013. p. 12-19. p.12
“Os frutos da aroeira vêm sendo amplamente utilizados pela indústria condimentar. Foram realizadas pesquisas em diversas áreas do conhecimento científico, considerando aspectos técnicos, sociais, econômicos e ambientais, com o objetivo de subsidiar a definição de estratégias para uso e conservação da espécie por meio da seleção de indicadores de sustentabilidade”
p.18
“Schinus terebinthifolius Raddi. é uma espécie florestal, cujos conhecimentos científicos são recentes. O interesse científico-tecnológico[...].”
“Pertencente à família Anacardiaceae, dióica do grupo das pioneiras, nativa do Brasil é popularmente conhecida como aroeira vermelha, aroeira-pimenteira e pimenta brasileira. Essa variação nos nomes se deve ao fato de seus frutos possuírem a aparência de uma pequena pimenta rosa avermelhada, por isso, também chamados de pimenta rosa. A espécie vem se destacando cada vez mais pelo consumo de seus frutos, cuja demanda tem aumentado, no mercado nacional e internacional, que os utiliza como condimento alimentar”
p.19
“Quando o fruto está maduro, sua casca vermelha seca se transforma em uma espécie de concha que envolve a semente, que é única e mede cerca de 0,3 mm de diâmetro [...]. O sabor suave e apimentado, bem como sua aparência, permite o seu emprego em preparações culinárias, podendo ser utilizada na forma de grãos inteiros ou moída. No entanto, a aroeira é especialmente apropriada para a confecção de molhos que acompanham carnes brancas, por não abafar o seu gosto sutil. No cenário nacional as potencialidades em aplicações nutricionais e biotecnológicas ainda não foram difundidas, mas sua aplicação