Fichamento Apocalipticos e Integrados
Gabriela Sabino - 41223667
No texto, o autor define o que são os apocalípticos e os integrados.
Os apocalípticos são aqueles que condenam os meios de comunicação em massa, tendo como motivo a veiculação que eles realizam de uma cultura homogênea, que padronizam o público, desestimulam sua sensibilidade e estimulam o consumo publicitário. Além de fazer dos meios de comunicação um simples espaço de entretenimento e lazer, tornando o público cada vez mais passivo e conformista. Desta maneira o meios de comunicação de massa tem fins de controle da sociedade capitalista. Os apocalipticos tomam como exemplo a famosa historia em quadrinhos do Super Home monde as pessoas agem com normalidade a over o super herói como alguem acima da massa e que dela nao faz parte e se exluem da pratica consumista passiva da midia.
Os Integrados absorvem os meios de comunicação de massa por ser a principal e/ou única fonte de informação a uma parcela da população. Assim aqueles que estão distantes da informação teriam nos meios de comunicação de massa uma contribuição intelectual, padronização de gosto. Assim para os integrados os meios de comunicação de massa são características não só da sociedade capitalista, mas sim da sociedade democrática.
Eco vê os meios de comunicação de massa como indiscutível numa sociedade moderna. Sua preocupação esta em como descobrir que tipo de ação cultural deve ser estimulado para que esses meios realmente veiculem valores culturais.
O autor chama a atenção de que deve-se pensar nas condições de fato e que operamos para um mundo humando. “O universo das comunicações de massa é o nosso universo, e se quisermos falar de valores, as condições objetivas das comunicações são aquelas fornecidas pela existência dos jornais, do rádio, da televisão, da música reproduzível, das novas formas de comunicação visível e auditiva”. O operador da cutura agora necessita de uma relação ativa e consciente com a