fichamento
MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL
ANA PAULA TABOSA DOS SANTOS SANCHES
ECOLOGIA: UM NOVO PARADIGMA
BLUMENAU
2014
ANA PAULA TABOSA DOS SANTOS SANCHES
ECOLOGIA: UM NOVO PARADIGMA
Fichamento apresentado à disciplina de Organização de Espaço do curso de mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau.
Blumenau
2014
"O termo ecologia foi cunhado em 1966 pelo biólogo alemão Ernst Haeckel (1834-1919). É composto de duas palavras gregas: oikos, que significa "casa", e logos, que quer dizer "reflexão ou estudo". Assim, ecologia quer dizer o estudo que se faz acreca das condições e relações que formam o habitat (casa) do conjunto e de cada um dos seres da natureza. Na definição de Haeckel: "Ecologia é o estudo da interdependência e da interação entre os organismos vivos ( animais e plantas) e o seu meio ambiente (seres inorgânicos)" (p.01)
1- Ecologia: a ciência e a arte das relações
"Atualmente abriu-se o conceito para além dos seres vivos. Ecologia representa a relação, a interação e a dialogação que todos os seres (vivos e não vivos) guardam entre si e com tudo mais que existe. A natureza (o conjunto de todos os seres), desde as partículas elementares e as energias primordiais até as formas mais complexas de vida, é dinâmica; ela constitui um tecido intricadíssimo com conexões por todos os lados. A ecologia não embarca apenas a natureza (ecologia natural), mas também a cultura e a sociedade (ecologia humana, social etc)."(p.01)
"Para Haeckel, um século atrás, a ecologia constituía um ramo da biologia. Portanto, representava apenas um interesse científico regional. Para nós, hoje, significa um interesse global, uma questão de vida ou morte da humanidade e de todo o sistema planetário." (p.02)
2- Uma resposta necessária a objeções comuns