Fichamento AGRAWAL e OSTROM_Ciência política e conservação biológica

687 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Pará
Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido

FICHAMENTO

AGRWAL, A.; OSTROM, E. Political Science and Conservation Biology: a Dialog of the Deaf. Workshop in Political Theory and Policy Analysis, 513 North Park, Bloomingto, 2006.

Aluna: Débora Aquino Nunes

Belém-Pa
2013
AGRWAL, A.; OSTROM, E. Political Science and Conservation Biology: a Dialog of the Deaf. Workshop in Political Theory and Policy Analysis, 513 North Park, Bloomingto, 2006.

Informação sobre os Autores
Arun Agrawal é professor na Escola de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Universidade de Michigan. Seus principais temas de pesquisa são: Economia Política, Governança Ambiental, Conservação com Base Comunitária, Conhecimento Indígena, Descentralização, Governo Local e Análise Institucional. Ele coordena a rede de Recursos Florestais Internacionais e Instituições, e está atualmente realizando pesquisas na África central e no leste e sul da Ásia.

Elionor Ostrom foi cientista política e professora da Universidade de Indiana. Ela foi a primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel de economia e uma de suas últimas atividade foi coordenar o comitê científico da Planet Under Pressure. Além disso, ela criticou a “tragédia dos comuns”, comprovando, na prática, que interesses isolados de certos grupos podem ser mais benéficos à economia e ao meio ambiente do que uma intervenção do Estado ou do mercado.

Ideia Central
Há uma certa dificuldade de diálogo entre ciência política e conservação ambiental que deve ser superada para poder melhor entender e construir a sustentabilidade.

Objetivo
Analisar a importância e as dificuldades do dialogo entre ciência política e conservação ambiental.

Palavras-chave: ciência política, conservação ecológica, diálogo.

Síntese Esquemática:
Os cientistas políticos têm amplamente ignorado a conservação biológica e sua

Relacionados