fichamento Ademir Muller
Muller (2001) discute nesta obra os objetivos da avaliação institucional no Brasil, sendo que a maior experiência está nos exames de vestibulares, utilizados pelas universidadesincentivado pelo ministério da educação no sentido de verificar o rendimento escolar, através de levantamento de dado, em relação ao ensino fundamental com a necessidade de avaliar a produção dos alunos, foi criado o (SAEBE), pelo Ministério da Educação coordenado pelo (INEP) ,segundo o autor (2001,p14).
A preocupação com a comparabilidade dos foi incorporada aos procedimentos, sendo utilizadas metodologias e técnicas específicas.Para tanto, as avaliações passaram a se concentrar no final de cada ciclo de cada ciclo de estudos 4ª e8ª séries do ensino fundamental e 3ª série do ensino médio ( Gomes Neto e Rosemberg).
Segundo o mesmo não se tem uma tradição ao que se refere avaliação institucional, podendo ela ser interna ou externa,a externa podendo ser avaliada somente na unidade escolar com avaliadores externos a instituição, ou ainda avaliação institucional externa de larga escala realizada pelo (MEC) ou pelas secretarias estaduais e municipais. Afirma ainda queforampossíveis através de resultados os rendimentos dos alunos redefinir politicas públicas voltado ao sistema educacional brasileiro,“Com aprovação da Lei 10.576, artigo 78, foi estipulado que todo estabelecimentos de ensino da rede pública serão anualmente avaliados através de um Sistema de Avaliação da Escola, coordenado e executado pela Secretaria Estadual de Educação ’’. Desta forma o autor afirma que as avaliações de institucionais foram adotadas no paíspara verificar através dos resultados dos alunos as instituições de ensino públicos as qualidades das mesmas . Segundo o autor (2001,p17):
Cada vez mais avaliação interna ou auto-avaliação e um instrumento indispensável, já que os tempos de maior autonomia e de maior responsabilidade estão de exigir própria escola promova sua avaliação interna