Fichamento avaliação institucional
BREVE RELATO SOBRE: AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA GESTÃO ESCOLAR NA ESCOLA PÚBLICA. A DEMOCRACIA NO PROCESSO DECISÓRIO SANTA CRUZ DO SUL: EDUNISC, 2001
Ademir Muller conhecido por abordar com clareza e propriedades o tema avaliação institucional, vem destacando-se ao longo dos anos não somente pelo domínio do assunto, mas pela forma com que se expressa, fazendo com que não somente gestores mas todos profissionais ligados à educação venham apreciar suas obras. A obra a ser relatada tem como foco principal nos informar sobre a avaliação institucional mostrando-nos algumas utopias e realidades vistas dentro das instituições.
A avaliação institucional tem como objetivo principal oferecer subsídios ao gestor de forma que este venha melhorar e aprimorar a qualidade de sua gestão e com isso melhorar a instituição, uma vez que a escola tem como missão desenvolver o senso crítico em seus educandos formando-os cidadãos participativos prontos a inserir - se como ativos nesta sociedade, apropriados de seus direitos e deveres. No Brasil esta avaliação vem sendo implantada aos poucos desde meados de 1988, iniciando-se o SAEB, sendo este caracterizado ferramenta primordial para esta avaliação de rendimento escolar.
Norteando esta avaliação levantou – se três paradigmas:
• universalização e qualidade do ensino: onde questiona –se até que ponto as políticas adotadas possibilitam melhorias na qualidade de ensino?
• Valorização do magistério: o que deve – se mudar nas condições de trabalho do professor afim de melhorar sua competência.
• Democratização da gestão: sintonias e antagonismos para gestão democrática?
No Rio Grande do Sul este processo é recente, somente passou a ser adotado a partir da Lei nº 10576, onde a comunidade passa a ser um pouco mais participante, gerando assim entre os profissionais questionamentos sobre esta avaliação tendo como resposta uma incógnita.
É importante