FICHAMENTO 2 CAPITULO A HISTORIA E SUA CONSTRU AO 1 PERIODO PROF
525 palavras
3 páginas
UEPB: CAMPUS III CENTRO DE HUMANIDADES OSMAR DE AQUINOALUNO: MÁRCIO FERREIRA DE ARAÚJO
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS
PROFESSOR (A): ELISA MARIANA
TURNO: NOITE; SEMESTRE: 1º; DATA: 04-09-2014.
GUARABIRA-PB, 04-09-2014
FICHAMENTO
Referências bibliográficas
BOSCHI, Caio Cezar. A História e sua construção. In, Por que estudar História? Editora Ática S.A, 2007. Pag. 27-37.
Como está em permanente construção, a História não admite definição única. Cada época, cada contexto, cada realidade formula seu conceito de História. A ideia de que a História é uma simples sucessão de fatos interligados por uma relação de causa e efeito foi superada. Por essa concepção, era com se a História se resumisse a descrever progressivos acontecimentos, suas causas e consequências, em linha reta. Hoje a visão é outra. História é ação, dinâmica, processo, é espaço de conflitos e contradições. É importante saber como a História se constrói e também que nós a construímos, pois é fruto da ação humana. Só conseguimos assimilar e agir sobre o que conhecemos.
A verdade histórica está sempre sendo revista e refeita. Não é algo pronto e acabado à nossa espera. Ela se transforma porque muda a época, a maneira como elaboramos nossos questionamentos e, em decorrência, nossas motivações para estudá-la. Se o conhecimento histórico é relativo, o mesmo não ocorre os fatos, só que os fatos em si não constituem a História; eles são referencias que orientam a interpretação histórica, mas não é a História. O que muda são as interpretações e versões sobre os fatos. O conhecimento histórico pressupõe realidades efetivas e fatos concretos.
A construção do saber histórico tem como matéria-prima a fonte. Fonte histórica é tudo o que pode fornecer informações sobre o passado: documentos escritos, cartas, testemunhas, objetos do