ficha resumo
1: Que quer dizer a palavra crítica?
A palavra crítica significa a capacidade de examinar, avaliar, para decidir corretamente um fato, examinar todas as coisas sem um preconceito ou pré-julgamento, para que o conhecimento possa ser aprimorado.
2: Quando passamos da atitude costumeira à atitude filosófica? Quando começamos a indagar, fazer perguntas sobre aquilo em que acreditamos. Quando exigimos provas, justificações racionais para que se valide ou não nossas crenças cotidianas. É quando deixamos de aceitar as coisas imediatamente sem uma maior consideração a respeito, ou basicamente quando nos “espantamos” com o comum.
3: Que significa dizer que a filosofia se volta preferencialmente para os momentos de crise ou críticos?
Ambos momentos fazem com que questionemos a origem, o sentido e a realidade das nossas crenças cotidianas, e as perguntas, indagações são o que movem a filosofia, logo, os momentos de crise ou críticos são extremamente propícios a atitude filosófica.
4: Porque se pergunta “Para que filosofia”?
Em nossa cultura, em nossa sociedade, estamos acostumados a considerar algo importante quando vemos alguma finalidade prática muito visível nela, ou seja, as pessoas não conseguem enxergar uma utilidade prática para a filosofia, por isso se perguntam para que a mesma serve.
6: O que é e como é a reflexão filosófica?
A reflexão filosófica é o momento em que o pensamento volta-se para si próprio para examinar, compreender e avaliar suas ideias, suas vontades, seus desejos e sentimentos. A reflexão filosófica também se volta para as relações que mantemos com o mundo a nossa volta.
10: Explique brevemente as três principais definições de filosofia que não podemos aceitar inteiramente. 1° - Visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura: Nessa definição a Filosofia corresponderia vagamente ao conjunto de ideias que uma