Ficha Forma Ao Minerais
Os minerais como qualquer substância são constituídos por átomos. Quando um mineral é quimicamente uma substância simples, todos os átomos são iguais. Mas os minerais são frequentemente substâncias químicas compostas em que participam diversas espécies de átomos. A maneira como os átomos se organizam condiciona as características do mineral. Sempre que as condições de temperatura, espaço, tempo, repouso e pressão são favoráveis, as substâncias tendem a ordenar-se adquirindo uma textura cristalina, em que os átomos ou grupos de átomos se repetem em fiadas retilíneas e paralelas, mantendo as distâncias invariáveis.
Na natureza, os cristais podem formar-se por:
Via seca
Solidificação
Ocorre em materiais fundidos quando sujeitos a arrefecimento (pirite – FeS2)
Sublimação
Ocorre em substâncias que passam diretamente do estado gasoso ao estado sólido, por arrefecimento. Cristalizam deste tipo ocorrem nas crateras dos vulcões (enxofre – S)
Via húmida
Evaporação
A evaporação do dissolvente ocorre frequentemente em bacias de sedimentação e conduz à cristalização de substâncias aí dissolvidas (gesso – CaSO4.2H2O)
Precipitação
Ocorre por arrefecimnto de soluções previamente saturadas – cristalização das substâncias dissolvidas (boráx – Na2B4O7.10H2O)
Os processos de cristalização, apresentam uma base comum. Em todos há inicialmente uma desagregação dos átomos ou iões que se obtém nuns casos por ação do calor (fundindo) e noutros, por ação de um líquido dissolvente. Esta desagregação é absolutamente necessária para que as partículas se possam movimentar e dispor nas diferentes direções do espaço. Uma vez conseguida a desagregação, é necessário que o agente desagregador cesse para que as partículas se reorganizem de maneira a formar edifícios cristalinos estáveis – os cristais.
1. Com base nos textos anteriores, indica algumas condições essenciais para que ocorra cristalização.
Como se formam e crescem os cristais?
Organiza uma experiência para