Difra O De Raios X
Objetivos
Experimental
Resultados e discussões
Conclusão
Referências Bibliográficas
Resumo
A técnica de difração de raios X tem sido amplamente utilizada para a determinação de fases cristalinas em materiais cerâmicos.
Em argilas, a grande quantidade de quartzo e seu elevado grau de orientação dificultam a identificação e caracterização das demais fases presentes. Baseando-se no princípio da sedimentação, neste trabalho será utilizada esta técnica para a caracterização de um argilomineral em uma amostra de um material argiloso.
Palavras-chave: difração de raios X, argilominerais.
Abstract
The X-ray diffraction technique has been widely used for the determination of crystalline phases in ceramic materials. The large content and high degree of orientation of quartz in clays pose a problem to the identification and characterization of the remaining phases. This work will be used this technique for the characterization of a clay mineral in a sample of a clayey material.
Keywords: X-ray diffraction, clay mineral.
Revisão Bibliográfica
Dentre as várias técnicas de caracterização de materiais, a técnica de difração de raios X é a mais indicada na determinação das fases cristalinas presentes em materiais cerâmicos. Isto é possível porque na maior parte dos sólidos (cristais), os átomos se ordenam em planos cristalinos separados entre si por distâncias da mesma ordem de grandeza dos comprimentos de onda dos raios X.
Ao incidir um feixe de raios X em um cristal, o mesmo interage com os átomos presentes, originando o fenômeno de difração. A difração de raios X ocorre segundo a Lei de Bragg (Equação A), a qual estabelece a relação entre o ângulo de difração e a distância entre os planos que a originaram (característicos para cada fase cristalina):
nλ = 2d sen θ (A)
n: número inteiro λ: comprimento de onda dos raios X incidentes d: distância interplanar θ: ângulo de difração
Dentre as vantagens da