Ficha de leitura
1)
Título do livro: “O Velho e o Mar”
Autor: Ernest Hemingway
Tradutor: Jorge de Senna
Ilustrador: Bernardo Marques
Editora: Editora Livros do Brasil
Data de publicação: 1998
2)
Ernest Hemingway escreveu esta obra em 1952, quando tinha 53 anos de idade, que lhe valeu o prémio Pulitzer (em 1953) e um ano mais tarde o Prémio Nobel da Literatura. A ideia para a escrita deste livro surgiu através da sua experiência como pescador. Uma curiosidade na escrita de Hemingway é que muitas das personagens criadas por este, acabavam por não ter um final feliz.
3)
Género Literário: Narrativa
Subgénero Literário: Conto
4)
Categoria: Aventura
5)
Enquadramento histórico: A história desta obra passa-se na primeira metade do século vinte cuja acção ocorre na zona marítima da Corrente do Golfo.
6) Este livro é uma pequena obra e com uma acção pouco complexa, retratando uma epopeia de uma luta entre um velho pescador e o seu enorme espadarte, pescado na Corrente do Golfo. O velho pescador era magro e seco, com profundas rugas na parte de trás do pescoço, típicas manchas de cancro de pele cobriam-lhe o rosto e tinha as mãos cheias de cicatrizes profundas que o manusear das linhas e o peixe graúdo provocavam. Como refere o autor “tudo nele era velho, menos os olhos que eram da cor do mar, mas alegres e não vencidos”. A obra retrata a vida pobre e difícil em que vivia o velho que contava com a ajuda de um rapaz. Este rapaz que durante quarenta dias o acompanhou na pesca, sem terem apanhado nada, foi desviado pelos pais para outra embarcação melhor. Ao fim de oitenta e quatro dias sem apanhar nada o velho resolve “fazer-se ao largo” tentando a sua sorte na pesca de peixe. Mais uma vez o rapaz ajudou o velho ao dar-lhe iscos, mantendo a sua relação de confiança com o velho apesar do seu constante fracasso. Já mais afastado da costa, foi quando um enorme peixe, mordeu um dos iscos, ficando preso e dando uma grande luta. Aqui a