Ficha de Leitura
NOVAES, Elizabete David. Sociologia para quê? (Faculdades COC – Ribeirão Preto.
GIDDENS, Anthony. O que é sociologia? In: Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005, p. 24-27.
Nos dois textos observamos uma linguagem de fácil entendimento, são textos que não usam termos especificamente científicos. Essa linguagem simples é importante porque a explicação de o que é e para que serve a Sociologia é necessária não só para acadêmicos, mas para toda a sociedade, já que elas são seu objeto de estudo. Por essa razão acho que são ótimos textos para serem utilizados no Ensino Médio, onde ocorre, muitas vezes, o primeiro contato com a Sociologia, e que há dificuldade para grande parte dos estudantes de entender porque a estudam.
O ser humano costuma analisar o mundo de acordo com suas experiências. Por exemplo, alguém que foi assaltado em determinado local provavelmente dirá que aquele local é perigoso ao ser questionado sobre tal. Mas essa análise a partir de sua própria visão pode ser, em parte, insuficiente. Muitos dos conhecimentos que temos hoje surgiram a partir do senso comum, porém, para serem considerados como reais, precisaram de uma análise mais profunda, e ai entram as variadas ciências, inclusive a Social. A Sociologia surge da vontade e necessidade de entender o mundo à nossa volta, entender as relações e nosso próprio comportamento perante a sociedade e o comportamento da sociedade perante nós.
Muitas pessoas não compreendem qual a utilidade da Sociologia, e essa não compreensão se torna entendível no momento em que percebemos que o resultado da sociologia não é palpável como em outras ciências, Novaes deixa claro isso no primeiro parágrafo de seu texto: “[...] deparo-me infinitas vezes com a pergunta, proferida geralmente pelos meus caros alunos, ou muitas vezes por pessoas comuns que encontro no cotidiano: “pra que serve a sociologia?” Num primeiro momento, minha postura é um pouco aversiva à pergunta, que me parece ofensiva,