ficha de leitura O Bom Negócio da Sustentabilidade
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO E MARKETING
PROFESSOR: ANA ELISABETH IWANCOW
ALUNO (A): GUILHERME SCHUMACHER FISCHBORN
DATA: 25/04/2012
FICHA DE LEITURA
Almeida, Fernando. O Bom Negócio da Sustentabilidade. - 1. ed. - São
Paulo: Nova Palavra, 2002
"Num tempo em que a palavra de ordem era contestar, a defesa da natureza logo se revelaria uma das poucas bandeiras capazes de juntar seguidores que, de outra forma, seriam totalmente inconciliáveis." (p. 15)
"Osório de Almeida, argumentava: “Se toda poluição gerada pelos países desenvolvidos pudesse ser banida do mundo, não se verificaria poluição de importância significativa no globo; vice-versa, se toda poluição atribuível à atividade de países subdesenvolvidos desaparecesse, manter-se-iam praticamente todos os atuais perigos e riscos de poluição”." (p. 19)
“Desenvolvimento sustentável seria, assim, aquele que “satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades.”” (p. 24)
“Acusados de arrogantes, insensíveis e irresponsáveis; ameaçados por centenas de ações judiciais reclamando indenizações; acuados pelo crescente endurecimento das legislações locais, os dirigentes do setor químico mundial perceberam que era hora de mudar.” (p. 26)
“A sustentabilidade exige uma postura preventiva, que identifique tudo que um empreendimento pode causar de positivo - para ser maximizado - e de negativo
- para ser minimizado.” (p. 33)
“A adesão à busca da sustentabilidade pressupõe, portanto, uma noção clara da complexidade e das sutilezas do fator tempo. Sobretudo, exige uma postura
não imediatista, uma visão de planejamento e de operação capaz de contemplar o curto, o médio e o longo prazo” (p. 33)
“A prática do desenvolvimento sustentável exige uma combinação equilibrada dos mecanismos de comando-e-controle,