ficha de leitura - antecedentes históricos da administração
Referências Bibliográficas
CHIAVENATO,Idalberto,Introdução à teoria geral da administração :Os primórdios da administração,7ª edição,Rio de Janeiro,2003
Curso de Administração , Princípios Gerais de ADM , disponivel em : www.ebah.com.br
Chiavenato, Idalberto, Teoria Geral Da Administração: abordagens descritivas e explicativas.
Resumo
A seguinte ficha de leitura tem como objetivo abordar aspectos cruciais sobre "Os antecedentes históricos da Administração "
Segundo Chiavenato, "cada teoria administrativa surgiu como resposta aos problemas empresariais relevantes de sua época e todas foram bem-sucedidas nas soluções específicas para tais problemas. Assim, todas as teorias administrativas são aplicáveis às situações actuais e o administrador precisa conhecê-las para ter à sua disposição um conjunto de alternativas para cada situação".
Influência dos Filósofos
A filosofia influenciou a administração desde a antiguidade. Os filósofos buscaram em sua época o que as organizações buscam constantemente: planejamento, organização das tarefas, direção e controle. Pode-se ressaltar fatos de alguns filósofos da época como: Sócrates via a Administração como uma habilidade pessoal separada do conhecimento técnico e da experiência.
> Platão filósofo grego, discípulo de Sócrates, expõe em sua obra A República a forma democrática de administração dos negócios públicos.
> Aristóteles discípulo de Platão. No livro Política, que versa sobre a organização do Estado, distingue as três formas de administração pública: Monarquia, Aristocracia e Democracia.
> Francis Bacon filósofo e fundador da Lógica Moderna baseada no método experimental e indutivo surgem à preocupação de separar o essencial do acidental ou acessório.
> René Descartes (1596-1650), filósofo, matemático e físico francês, considerado o fundador da Filosofia Moderna, no livro O Discurso do Método no qual descreve seu método filosófico denominado método cartesiano (que