Ficha 6 Comunicacao Radio Telemovel 2
DR1
Comunicações Rádio (usa sinal ondulatório)
Como funcionam os telemóveis?
Os telemóveis são emissores – recetores de rádio de baixa potência, que funcionam mediante a propagação de ondas eletromagnéticas. Quando o utilizador faz uma chamada, é transmitida informação do telemóvel para a estação base mais próxima, que reencaminha a chamada pela rede móvel até esta chegar ao seu destinatário. O processo inverso acontece quando o utilizador recebe uma chamada.
Características da radiação eletromagnética: Fontes naturais e fontes artificiais
A radiação eletromagnética ocorre naturalmente no Universo e, como tal, sempre esteve presente na Terra. O nosso Sol, por exemplo, é a fonte natural de radiação eletromagnética mais intensa a que estamos expostos.
Por outro lado, o crescimento tecnológico, as mudanças no comportamento social e nos hábitos de trabalho – próprios de uma sociedade em evolução – criaram um ambiente crescentemente exposto a outras fontes de radiação eletromagnética. Estas fontes foram criadas artificialmente pelo homem e são, por exemplo, as antenas dos sistemas de telecomunicações, as linhas de alta tensão, os aparelhos elétricos, etc.
Ondas eletromagnéticas podem transportar som e imagens para nossas casas, através do envio de sinais de antenas transmissoras às antenas recetoras de nossos aparelhos de rádio e TV.
Assim, a luz visível, os raios X, as vulgarmente chamadas “ondas de rádio” e as micro-ondas são formas possíveis de radiação eletromagnética, correspondendo à propagação de energia pelo espaço a velocidades da ordem de 300 000 km/s, sem necessidade de suporte físico.
Características das ondas eletromagnéticas
Existem características particulares das ondas eletromagnéticas que determinam as suas propriedades e aplicações. As características essenciais são: Comprimento de onda; Frequência de onda; Período de onda; Velocidade de propagação;
A parte de radiofrequência do espectro eletromagnético