fibras
Uma das mais antigas formas de trabalho humano é a fiação etecelagem, sendo que a evolução da técnica da produção de tecidos liga-se fundamentalmente à evolução das sociedades. A grandiosidade e exuberância da tecelagem que se vê, por exemplo, no Antigo Egito, pode parecer difícil de entender dada a simplicidade dos instrumentos que se utilizavam então. No entanto, o tear antigo, manual, já continha primitivamente estágios das técnicas empregadas pelas máquinas automáticas de nossos dias. Os chamados "tear de Circe" e o "tear de Penélope" conhecidos das antigas pinturas gregas, nos dão uma idéia da utilização da tecelagem nos tempos da guerra de Tróia. vestiam com os farrapos das velas rôtas dos navios e obtidas, por esmola, dos navegantes que aportavam no litoral de São Vicente.
A Matéria Prima (fabricação de linho)
Por outro lado, a obtenção da matéria prima e sua produção era de grande dificuldade. Na Antiguidade já se nota, porém, variado cultivo de fibras, ressaltando-se o linho e o algodão, no campo vegetal, e a seda e a lã, no campo animal.
A cultura do linho desenvolveu-se nas costas da Suécia, e ao mesmo tempo, nas margens do Nilo, no Egito Antigo. O algodão, segundo Heródoto, veio da Índia. A seda surgiu na China, na época do Imperador Huang-ti, mil anos antes de Moisés. Aristóteles menciona a seda, mas sua obtenção constituiu segredo até o século XVI, ocasião em que foi introduzida na Europa a técnica de sua fabricação, graças ao contrabando praticado pelos padres jesuítas.
Finalmente, a lã veio das estepes da Ásia Central e chegou até a Inglaterra.