Fibras musculares
As fibras musculares são estruturas localizadas internamente nos músculos. Estes representam em média aproximadamente 40% do peso corporal total sendo que atletas que realizem treino de força têm na sua constituição física uma percentagem mais elevada de massa magra, enquanto que pessoas sedentárias apresentam valores inferiores.
O organismo humano é composto por cerca de 600 músculos esqueléticos diferentes, responsáveis pelos movimentos do corpo.
Os músculos são órgãos constituídos principalmente por tecido muscular, especializado em contrair e realizar movimentos, geralmente em resposta a um estímulo nervoso e, portanto transformam energia química em energia mecânica.
O que são as fibras musculares?
Todos os músculos esqueléticos, responsáveis pela ação voluntária dos movimentos corporais, possuem grandes quantidades de fibras que variam no seu diâmetro de 10 a 80 mm e podem atingir cerca de 40 cm de comprimento no quadricípete crural. São estruturas cilíndricas, alongadas, localizadas em toda a extensão do músculo.
Classificação das fibras musculares
Por que razão certas pessoas têm grande capacidade para correr durante longos períodos e resistir à fadiga enquanto que outras são muito mais velozes em curtas distâncias?
Deve-se à constituição das fibras musculares tipo I (vermelhas ou lentas) e tipo II (brancas ou rápidas), respectivamente. A genética determina a composição das fibras musculares embora o tipo de treino exerça a sua influência na percentagem dos diferentes tipos de fibras musculares.
A classificação das fibras musculares faz-se de acordo com o metabolismo energético dominante, da velocidade de contração e da sua coloração histoquímica, a qual depende das atividades enzimáticas.
Existem duas categorias principais de fibras musculares que compõem os músculos, sendo que as mesmas têm capacidades e funções diferentes.
As fibras tipo I ou vermelhas e de contração lenta