Fibra Ótica
Conceito
A fibra ótica mais comumente utilizada em iluminação arquitetônica e decorativa é formada por um composto polimérico do material
Polimetil Metacrilato (PMMA)
A camada externa de cada fio ótico possui um alto índice de reflexão, enquanto que seu núcleo possui alto índice de refração.
Desta forma, a luz é conduzida de uma extremidade à outra da fibra, com perdas mínimas em seu percurso.
Conceito
A transmissão da luz dentro da fibra é possível graças a uma diferença de índice de refração entre o revestimento e o núcleo, sendo que o núcleo possui sempre um índice de refração mais elevado, característica que aliada ao ângulo de incidência do feixe de luz, possibilita o fenômeno da reflexão total.
Exemplo
Características
A fibra óptica é um excelente meio de transmissão utilizado em sistemas que exigem alta largura de banda, tais como: o sistema telefônico, videoconferência, redes locais (LANs), etc.
Há basicamente duas vantagens das fibras ópticas em relação aos cabos metálicos:
– A fibra óptica é totalmente imune a interferências eletromagnéticas, o que significa que os dados não serão corrompidos durante a transmissão.
– Outra vantagem é que a fibra óptica não conduz corrente elétrica, logo não haverá problemas com eletricidade, como problemas de diferença de potencial elétrico ou problemas com raios. Características
Diversos cabos de fibra ótica são iluminados através de uma única fonte de iluminação, o que repercute em grande economia de energia elétrica, seja qual for a aplicação.
Outro aspecto positivo é a não condução de energia elétrica pelos cabos, com a garantia de instalações totalmente seguras até mesmo embaixo d’água.
Características
A fibra ótica não transmite bem os comprimentos de onda na faixa ultravioleta e infravermelho. Este fato, aliado a filtros colocados no iluminador, oferece iluminação de qualidade, livre de temperatura e