Fibra Óptica
1.1 OLT
Terminal de linha óptica, este equipamento encontra-se na central das prestadoras de serviço, conecta a rede de acesso à rede metropolitana.
Este equipamento transmite o sinal óptico, que é distribuído para os clientes por meio dos divisores ópticos.
A transmissão da rede óptica é gerenciada pela OLT, que nele passa diversos serviços, como triple play.
Equipamento OLT
1.2 ONU
Unidade de rede óptica, a ONU fica localizada próximo ao assinante, funciona como um concentrador de tráfego até que possa ser enviado para a OLT. Reconhece apenas as informações de broadcast enviada pela OLT à ela.
A ONU faz a conversão do sinal óptico em sinal elétrico para acesso em dispositivos finais tais como computadores e TV.
ONU
1.3 Splitter
Divisor passivo que encontra-se entre o terminal de linha óptica (OLT) e a unidade de rede óptica (ONU).
Sua utilização em uma rede óptica proporciona a arquitetura ponto-a-multiponto, ou seja, uma fibra ou cabo proveniente da central se subdivide para atendimento a inúmeros usuários em diferentes localidades.
Splitter pré conectorizado
1.4 Transmissor óptico
É formado por um dispositivo emissor de luz e um circuito eletrônico. O dispositivo emissor de luz realiza a conversão eletro-óptica dos sinais, sendo em geral um diodo laser (DL) ou diodo eletroluminescente (LED). O Driver é um circuito eletrônico responsável pelo controle da polarização elétrica e da potência luminosa transmitida pelo dispositivo emissor.
Transmissor óptico
1.5 Amplificador óptico
Amplifica as radiações luminosas, na forma de fótons, e tem como finalidade promover a amplificação óptica dos sinais entrantes, de forma transparente, independentemente do tipo de modulação ou protocolo utilizado.
Amplificador óptico
1.6 Conector óptico
Responsável pela conexão do emissor óptico a fibra óptica, e da fibra óptica ao detetor óptico. Composto por um