Fiat
Finanças é o que todo mundo sabe, porém não sabe descrever o que é.
A melhor definição seria da máquina do tempo. Você entrega um capital hoje para resgatar em uma data futura um valor maior(aplicação). E você recebe hoje um dinheiro que você não tem para pagar em uma data futura(empréstimo). Revisando a teoria financeira citamos a definição de finanças de acordo com a visão de importantes autores da área.
Conforme GITMAN(2002) finanças é definida como sendo a “arte e a ciência de administrar fundos”. De acordo com o autor, finanças ocupa-se do processo, instituições, mercados e instrumentos envolvidos na transferência de fundos entre pessoas, empresas e governos.
ROSS(2002) complementa que a finalidade de uma empresa é criar valor para seus proprietários. Assim, podemos definir que o principal objetivo da administração financeira é MAXIMIZAR A RIQUEZA DOS ACIONISTAS.
Os proprietários de empresas privadas esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos e financeiros (lucro e caixa) adequados por longo prazo, ou melhor, indefinitivamente, pois o investimento é feito em caráter permanente HOJI(2007).
O mesmo autor define que as funções básicas do administrador financeiro são:
a. Análise, planejamento e controle financeiro;
b. Tomadas de decisões de investimento;
c. Tomadas de decisões de financiamento;
Análise, planejamento e controle financeiro consiste em coordenar, monitorar e avaliar todas as atividades da empresa, por meio de relatórios financeiros, bem como participar ativamente das decisões estratégicas, para alavancar operações. A gestão de riscos econômicos e financeiros ganhou importância nos últimos anos.
As decisões de investimentos dizem respeito à destinação dos recursos financeiros para aplicação em ativos correntes(circulantes) e não correntes
(realizáveis a longo prazo e ativos permanentes), considerando-se a relação