Projeção de Cassini
A projeção foi desenvolvida, inicialmente, por César-François Cassini de Thury (1714-1784) e seu filho Jean-Domenique Cassini (1748-1845), na construção de um mapa topográfico da França na segunda metade do século XVIII e início do XIX. Foi a primeira projeção territorial que utilizou técnicas de mensuração, através da triangulação, e demorou mais de cinquenta anos para ser terminada. Primeiramente foi feito um levantamento de dados sobre o território do reino francês, para localizar as diferentes construções e áreas naturais, como as rodovias, casas e florestas. Após tal levantamento, foi feito uma mensuração do território pela técnica de triangulação, que permite medidas de posicionamentos mais exatas. A partir desses dados o primeiro mapa de todo o território da França foi construído, em 181 partes numa escala de 1: 80.000. O objetivo inicial da construção dessa projeção foi: medir as distâncias reais do reino; determinar o numero de bairros, cidades e vilas e descrever as características naturais do território.
Carta da França – Século XIX
Carta da região de Wissembourg - Landau
2. Qual é a classificação da projeção segundo o tipo de superfície?
Segundo o tipo de superfície a projeção de Cassini é Cilíndrica, ou seja, foi projetada sob um cilindro.
3. Qual é a sua propriedade projetiva?
A propriedade projetiva utilizada é a Equidistante, que conserva inalterada a relação entre o comprimento e as medidas do mapa e no terreno, segundo uma ou mais direções. Na projeção de Cassini, tal relação pode ser vista no meridiano principal, base para se fazer a carta.
4. Quais são suas principais deformações, a partir da indicatriz de Tissot? A partir da Indicatriz de Tissot, é possível ver que as distorções ocorrem nas partes mais afastadas do meridiano central utilizado pela carta. Dessa forma, quanto mais afastado do centro, as circunferências representadas pela indicatriz vão se tornando elipses.