FGV - GESTAO DE PROJETOS MODULO 3
Módulo: 3
Título: Desafio de eliminar, com eficiência, as distâncias e as diferenças entre as organizações, as regiões e as culturas mundiais.
Aluno: Giuliano Lunardelli Ponzio
Disciplina: Gestão de Projetos
Turma: GPJ1EAD_T0094_1012
Introdução
O mundo atual é globalizado. Essa é uma afirmação praticamente incontestável.
Mas o que é “globalizado”? Trata-se de um mundo onde os limites de fronteiras geográficas perderam o grande protecionismo que era implícito a eles em tempos passados. É evidente que algo de protecionismo ainda existe, mas em doses muito menores. Nesse sentido, tornou-se extremamente comum ter acesso a produtos de diversos países, bastando nos dirigir ao supermercado ou lojinha do bairro. Além da exportação e importação de produtos, a quantidade de empresas estrangeiras instaladas no Brasil, e de empresas brasileiras instaladas no exterior, aumentaram consideravelmente. O objetivo deste trabalho é analisar, neste contexto, os aspectos críticos que envolvem a entrada em um novo mercado com comportamento e cultura distinta, além do processo de interação entre a matriz e as filiais das empresas.
Aspectos críticos e caminhos para lidar, de maneira mais efetiva, com as distâncias e as diferenças existentes entre as organizações
A definição de internacionalização é “um processo crescente e continuado de envolvimento de uma empresa nas operações com outros países fora de sua base de origem.” (GOULART; ARRUDA, 1996).
A internacionalização seja por aquisições, fusões, joint ventures, ou com a abertura de filiais, é importante e benéfica a empresa, desde que feita de maneira planejada e estruturada, através de um projeto bem desenhado, com escopo claro.
Existem diversos aspectos de que devem ser considerados pelo PMO na elaboração e andamento do projeto. Alguns deles seriam:
- Leis: como funciona a legislação no país que desejo me estabelecer? Qual a burocracia para abertura de empresa (ou ter a