fgfdg
2. (FUVEST) Qual a relação entre a Primeira Guerra Mundial e os acontecimentos políticos que ocorreram na Rússia entre fevereiro e outubro de 1917.
3. (FUVEST) “O Estado sou eu”. Esta frase do rei francês Luís XVI indicava uma particular organização do Estado Moderno. Qual era essa particular organização? Dê duas de suas características.
4. (FUVEST) Compare e explique as relações entre o governo brasileiro e o operariado, antes e depois de 1930.
R: Antes de 1930, afirmava-se que “a questão social no Brasil é uma questão de polícia”, querendo-se dizer com isso que o governo considerava como caso policial as reivindicações operárias. Nas primeiras décadas do século XX, o Brasil se industrializara, se urbanizara e qualquer governo que almejasse um mínimo de estabilidade e apoio deveria levar em consideração essa nova realidade. Vargas assumiu o poder em 1930 e teve a sensibilidade política para enfrentar a chamada “questão social” de uma outra maneira: criou o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e aprovou uma extensa legislação trabalhista. Nesse sentido, o operariado até então visto como potencial “inimigo do Estado” passou a ser considerado um fator de apoio e estabilidade para o governo. Por sinal, Vargas e outros setores políticos souberam extrair daí duradouros dividendos políticos. Assim, a questão social passou a ser um “caso de política”.
5. (FUVEST) A transferência da Coroa portuguesa para o Brasil, em 1808, provocou sensíveis transformações na vida brasileira. Especifique e mostre a importância de duas dessas transformações.
6. (MACK) A respeito do Estado Novo (1937-1945), são feitas as seguintes afirmações:
I - O golpe de Estado, que em novembro de 1937 instaurou a ditadura de Getúlio Vargas, lançou mão, para sua legitimação, do pretexto da “iminência da revolução comunista no Brasil pelos agentes de Moscou”.
II – Durante o Estado